Notícias Fóruns Integração Integração Tecnológica na Mineração.

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  marcio 4 meses, 2 semanas atrás.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #372

    marcio
    Participante

    A indústria da Mineração vem realizando esforços e investimentos para automatizar suas plantas industriais. Ao longo dos últimos anos, tem havido considerável crescimento do nível de automação nas diversas etapas do processo, sendo usada tecnologia de ponta para reduzir custos e aumentar as condições de segurança.

    Um grupo de mineradoras, cujas operações já estavam altamente instrumentalizadas e automatizadas, percebeu que poderia ter mais benefícios caso fossem utilizadas ferramentas capazes integrar as diversas etapas do processo, gerando informações de alto nível que pudessem melhorar efetivamente seu negócio.

    Com o rápido avanço da Digitalização de sistemas e o surgimento de plataformas computacionais analíticas, com grande capacidade para gestão de dados (big data), foi possível vencer o desafio da integração plena. Desta forma, o setor da mineração está transformado radicalmente o negócio.

    No setor elétrico essa revolução já vem acontecendo há algum tempo através do conceito de redes inteligentes ou Smart Grids. As Concessionárias de distribuição já podem operar suas plantas com integração de importantes plataformas, trazendo eficiência operacional nos processos de Manutenção, Despacho de Equipes, Medição, Faturamento, Planejamento, Projetos e Obras. As empresas que operam neste nível colhem frutos dessa transformação, entre os quais redução dos custos operacional, melhorias dos indicadores de qualidade do fornecimento, redução de perdas técnicas e comerciais, com a consequente mitigação de multas e penalidades regulatórias.

    Essas boas práticas, certamente, podem e devem ser aplicadas ao setor da mineração, onde investimentos significativos em tecnologia serão necessários para dar continuidade à exploração e ao aproveitamento de novos depósitos minerais.

    Seria importante que mineradoras estejam dispostas a abraçar a causa da disrupção tecnológica e a repensar, com mais colaboração e visão a longo prazo, as próprias estratégias.

    AXXIOM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

    Reinaldo Loureiro Mendes
    Márcio Augusto Vieira de Almeida

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.