Notícias Fóruns Transporte e Logística Operações integradas na Mineração 4.0

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Gustavo Campos Menezes 3 meses, 1 semana atrás.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #440

    Alguns dos problemas de transporte/logística na mineração podem ser divididos em três módulos:
    Planejamento, Sequenciamento e Alocação.

    Estes três módulos são divididos em problemas clássicos, tais como: Blendagem, Alocação de berços, Alocação de Produtos, Alocação de recuperadoras e retomadoras de minério, Sequenciamento de rotas, Sequenciamento de equipamentos, entre outros. Estes diversos problemas já são conhecidos pela sua complexidade quando resolvidos de maneira isolada, e o desafio ainda é maior quando são resolvidos de forma integrada.

    Com o desenvolvimento de novas tecnologias e algoritmos, já existem ferramentas para tratar toda a cadeia logística da mineração de forma integrada. Estas tecnologias estão relacionadas com Otimização, Inteligência Computacional e Internet das Coisas.

    Estas ferramentas são focadas em sistemas descritivos, preditivos e prescritivos.

    • Análise Descritiva: Ferramentas para integração de base de dados, relatórios customizados capazes de descrever gargalos no sistema, atrasos e falhas. Análises estatísticas para o carregamento de descarregamento de minérios, gerenciamento da oferta e demanda.

    • Análise Prescritiva: Sistemas de Informação capazes de antecipar/informar o plano de manutenção de equipamentos e rotas; Relatórios e ferramentas analíticas capazes de prever oferta, demanda e estoque.

    • Análise Prescritiva: Ferramentas de Otimização e Simulação para guiar a produção, sequenciamento e estoque e que são capazes de garantir que o produto certo seja entregue na quantidade certa e dentro do prazo.

    O investimento adequado em pesquisa e tecnologia irão garantir a indústria da mineração um novo patamar em redução de custos, receita e fidelização de clientes. As novas ferramentas da Mineração 4.0 já são capazes de antecipar falhas, atrasos, flutuações na oferta e demanda. Tecnologia, Inovação e Digitalização irão transformar a indústria da mineração, gerando desafios e oportunidades a todos os envolvidos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.