Logística é uma atividade que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento de matérias primas, produtos acabados e as informações. O controle é realizado do ponto de origem até o ponto de consumo.

Com os avanços tecnológicos recentes em internet das coisas, impressão em 3D, Big Data, RFID e Inteligência Artificial, um novo modelo de logística, conhecido como Logística 4.0 começa a fazer parte do dia a dia de diversas organizações. Com a  combinação destas tecnologias já é possível:

  • Visão Integrada da Cadeia de Suprimentos;
  • Conectividade;
  • Centros de armazenamento e distribuição inteligentes;
  • Informações em tempo real;
  • Estoque menor (ou zero);
  • Redução do Lead time;
  • Sistemas de diagnóstico;
  • Análise inteligente dos padrões de Oferta e Demanda;

Na mineração, este novo conceito  vai permitir elevar ganhos, reduzir custos e, principalmente, maior interação entre toda a cadeia da mineração. Em especial, nos principais nós: Mina, Ferrovia e Porto.

A Logística 4.0 vai mudar nossas atividades diárias com telefonemas, pilhas de documentos impressos, leitura e escrita de dezenas de emails, para um ambiente mais integrado, rápido e inteligente, graças ao uso fortemente integrado de Algoritmos, Hardware, Internet e Pessoas.

Categories:

Related Posts

Notícias

PIB do Peru cresceu 2,50% em 2017, estimulado por mineração

A economia do Peru cresceu 2,50% em 2017, estimulada pela mineração, pelos hidrocarbonetos e pelo setor agropecuário – informou o Instituto Nacional de Estatística e Informática (Inei) nesta quinta-feira (15). ”O resultado da produção nacional em Read more…

Notícias

Demanda mundial cai 7% em 2017

Apesar do aumento de 6% no último trimestre, alcançando 1.095 toneladas, a demanda global por ouro caiu 7% no ano de 2017, com um volume de 4.071 toneladas, de acordo com o World Gold Council. Read more…

Notícias

Fortescue vê custo de produção de minério de ferro em mínima histórica

A mineradora australiana Fortescue disse que seus custos de produção de minério de ferro no último trimestre atingiram mínimas históricas e que espera uma retomada na demanda a partir de março, o que levou a Read more…